Apartamento na planta:
entenda as etapas até a entrega das chaves.

por RG FERNANDES - Publicado em 23 de junho de 2022

Se você começou a planejar a compra do seu apartamento na planta, e pode esperar a construção do condomínio, provavelmente já concluiu que essa é uma boa estratégia e o melhor momento para investir, e está ciente das vantagens e desvantagens e dos os estágios de construção até a entrega das chaves: futuro lançamento, lançamento, em construção e pronto.


Futuro lançamento

Nessa etapa, o empreendimento possui poucas informações disponíveis, como: Bairro, itens de lazer ou quantidade de quartos. Também são chamados de pré-lançamento ou breve lançamento. .

Geralmente nessa fase há corretores ou imobiliárias empenhadas em garantir condições diferenciadas de investimento e financiamento ou para reservar uma unidade específica no empreendimento.

A grande vantagem disso é que os primeiros interessados saem na frente, na escolha, entre as unidades do empreendimento.

 

Lançamento

Quando a construtora já possui todos os documentos e a aprovação do projeto na prefeitura, o empreendimento pode ser lançado oficialmente e as vendas podem começar.


Geralmente nessa fase as construtoras já montaram o seu stand de vendas, podendo ter incluso um apartamento decorado e uma maquete. Nesse momento é comum as construtoras já possuirem um número significativo de pessoas interessadas e cadastradas que serão convidadas a conhecer melhor o projeto, e contando com a ajuda de um corretor, você terá uma idéia de como o empreendimento irá ficar quando estiver pronto


Além disso, ao se antecipar e ser um dos primeiros compradores, essa fase é a mais indicada para conseguir negociar com a construtora o fluxo de pagamento, garantindo a melhor condição de investimento e escolher a unidade que melhor se encaixa com o que você procura entre outras opções. Mesmo tendo que esperar algum tempo até que a obra seja concluída.
 

Vantagens de comprar um lançamento imobiliário:

 

- Grande potencial de valorização;

- Facilidade de financiamento;

- Possibilidade de customizar o imóvel;

- Mais tempo para planejar a decoração;

 

Em construção

Nessa etapa as obras já se iniciaram e o período de construção dura aproximadamente 3 anos, podendo ser legalmente prorrogado por mais 6 meses, e ainda existe a possibilidade de comprar o imóvel na planta.

 

Durante esse período ainda é possível financiar com o fluxo da construtora, e a tabela de vendas é flexível e isento de juros até o final dessa etapa. Pois enquanto você está pagando para a Construtora não há juros, somente correção monetária pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma tarifa inferior aos juros bancários de um financiamento imobiliário.


Por isso, o INCC não é considerado juros, mas sim, um reajuste que tem como objetivo corrigir os custos dos insumos como serviços, equipamentos, materiais e mão de obra durante a construção.

 

Entrega das chaves

A entrega das chaves é o momento mais esperado para quem está comprando um imóvel novo e que acontece somente após a conclusão das fases das obras, que a vistoria esteja concluída e que o termo de entrega tenha sido assinado.

O próximo passo nessa etapa é vistoriar, especialmente para apartamentos comprados na planta, e analisar o memorial descritivo, onde constarão todas as especificações do empreendimento, desde a unidade escolhida até as áreas comuns.


A vistoria irá confirmar que o apartamento se encontra, de fato, com as condições prometidas pela construtora, e de acordo com o que foi especificado no memorial descritivo e no contrato.


Essas informações devem ser conferidas pelos futuros moradores antes de assinarem o termo de recebimento das chaves, possibilitando eventuais correções antes da conclusão da negociação, no caso dos imóveis na planta. Essa etapa traz mais segurança jurídica tanto para quem está comprando quanto para quem está vendendo o imóvel.


Após concluída a obra e toda a documentação da unidade estiver individualizada e registrada poderá ser feita a assembleia e entregar as chaves. Geralmente quem as recebe é o proprietário na data previamente combinada entre as partes.